Dia 12 de agosto, batizados dos adolescentes da paróquia toda que estão sendo catequizados para a 1ª Comunhão, as 17h, na Matriz

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Todos agentes de pastoral da adolescência devem repassar o nome completo do adolescente não batizado e a espórtula para a Viviane. Conferir junto aos pais se os outros adolescentes foram batizados mesmo na Igreja Católica Apostólica Romana. Se o batismo foi válido mesmo ou não... Se foi batizado validamente em outra Igreja, o adolescente deverá ser admitido oficialmente na Igreja Católica pelo pároco e o ritual ser complementado (vai ser tudo nesse mesmo dia). Verificar casos de padres falsos, etc










Só irei marcar as primeiras comunhões da matriz e capelas da paróquia toda após as celebrações do batismo e admissões terem sido realizadas. Viviane e coordenadora da área missionário Nossa Senhora devem ver com catequistas a lista dos adolescentes que precisam ser batizados ou admitidos. Repassam para mim e marcaremos uma só celebração batismal e admissão para a paróquia toda. O atraso de uns vai atrasar a todos!














"As crianças, entre sete e catorze anos, ainda não batizadas, devem ser preparadas para o Batismo. O Batismo destas crianças deve ser conferido conforme o Rito de Batismo de Adolescentes. " (Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental da Arquidiocese de Fortaleza, n. 79).






Quem já foi validamente batizado (em casa ou no hospital por emergencia de saúde, ou em outra Igreja cujo batismo é válido), não poderá ser batizado novamente. Porém, deve se apresentar ao pároco para que o ritual seja complementado e então ser oficialmente admitido na Igreja Católica.






Quem não tem certeza se foi batizado, então deve receber o batismo sob condição.






Quem foi batizado invalidamente, então deve ser verdadeiramente batizado, pois na verdade nunca foi batizado.






Os Agentes da Pastoral da Adolescencia devem fazer uma lista dos adolescentes e entregar para a Viviane. Devem ser listas separadas:






Adolescentes já batizados validamente.


Adolescentes não batizados.


Adolescentes "batizados" mas de forma inválida.


Adolescentes batizados validamente em situações de emergencia ou em outras Igrejas, mais que o ritual precisa ser complementado e admitidos oficialmente na Igreja Católica.


















Importante:


























Batismo em outros ritos da Igreja Católica


























50. São mutuamente reconhecidos os batizados nos diversos ritos existentes na Igreja Católica.










51. Os católicos de rito romano devem realizar o batismo no próprio rito.










Validade do batismo em outras Igrejas e Comunidades Eclesiais 52. “Sobre a validade do batismo em outras Igrejas e Comunidades Eclesiais, levando em conta os princípios estabelecidos pelo Diretório Ecumênico, assim como a prática das Igrejas atuantes no Brasil, podem ser dadas as seguintes orientações:


























I. Diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por essa razão, um cristão batizado numa delas não pode ser rebatizado, nem sequer sob condição. Essas Igrejas são:


























a) Igrejas Orientais, que não estão em plena comunhão com a Igreja católico-romana, das quais, tanto as ‘pré-calcedonianas’ quanto as ‘ortodoxas’. Pelo menos seis dessas Igrejas encontram-se presentes no Brasil, com sacerdotes e templos próprios. Deve-se, porém, atender ao fato de que, entre nós, a palavra ‘ortodoxo’ não é garantia de pertença a este grupo, pois é usada também indevidamente por alguns grupos derivados da ICAB;










b) Igrejas vetero-católicas, das quais houve outrora algumas paróquias, mas atualmente parece que não existe, em nosso país, nenhum grupo organizado. Contudo, o adjetivo vetero-católico também é usado abusivamente por grupos destacados da ICAB.










c) Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e todas as igrejas que formam parte da Comunhão Anglicana;










d) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e todas as Igrejas que se integram na Federação Luterana Mundial;










e) Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB);










f) Igreja Metodista e todas as Igrejas que pertencem ao Conselho Metodista Mundial.


























II. Há diversas Igrejas nas quais, embora não se justifique nenhuma reserva quanto ao rito batismal prescrito, contudo, devido à concepção teológica que têm do batismo – p. ex., que o batismo não justifica e, por isso, não é tão necessário –, alguns de seus pastores, segundo parece, não manifestam sempre urgência em batizar seus fiéis ou em seguir exatamente o rito batismal prescrito: também nesses casos, quando há garantias de que a pessoa foi batizada segundo o rito prescrito por essas Igrejas, não se pode rebatizar, nem sob condição. Essas Igrejas são:


























a) Igrejas presbiterianas;










b) Igrejas batistas;










c) Igrejas congregacionais;










d) Igrejas adventistas;










e) a maioria das Igrejas pentecostais;










f) Exército de Salvação. Este grupo não costuma batizar, mas, quando o faz, realiza-o de modo válido quanto ao rito.


























III. Há Igrejas de cujo batismo se pode prudentemente duvidar e, por essa razão, requer-se, como norma geral, a administração de um novo batismo, sob condição. Essas Igrejas são:










a) Igrejas pentecostais que utilizam a fórmula ‘eu te batizo em nome do Senhor Jesus’, como a Igreja Pentecostal Unida do Brasil, ou a Congregação Cristã no Brasil (que a permite como alternativa à tradicional fórmula trinitária);










b) ‘Igrejas Brasileiras’, ou seja o conjunto de grupos (pelo menos, trinta diferentes) [...]. Embora não se possa levantar nenhuma objeção quanto à matéria ou à forma empregadas por esses grupos, contudo, pode-se e deve-se duvidar da intenção de seus ministros.


























IV. Com certeza, batizam invalidamente:










a) Mórmons: negam a divindade de Cristo, e introduzem um conjunto de crenças que conflitam por inteiro com a fé cristã;










b) Testemunhas de Jeová, que, mais do que um grupo cristão, deveriam ser consideradas como um grupo neo-judaico;










c) Ciência Cristã: o rito que pratica, sob o nome de batismo, possui matéria e forma certamente inválidas.










d) Certos grupos não propriamente cristãos, como a Umbanda, que praticam ritos denominados de ‘batismo’, mas que se afastam substancialmente da prática católica.”










(Guia Ecumênico, 2003, 3ª edição revista, ampliada e adaptada ao Código de Direito Canônico de 1983 e ao Diretório Ecumênico de 1993).